segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

STRANGER THINGS - a nova série de mistério totalmente 80's



STRANGER THINGS

Uma nova série começou a ser exibida apartir de julho de 2016 no NETFLIX, o canal virtual onde você pode escolher os programas, filmes e séries que quer assistir em qualquer lugar  (TV, Tablet, Smartphones etc) e a hora que quiser. Trata-se de “Stranger Things”, série exclusiva do canal Netflix que virou uma mania e febre mundial, antes mesmo que todos os seus 8 (oito) episódios estivessem disponíveis . A série se situa nos anos 80, e acompanha um grupo de crianças por volta de seus 13 anos por volta de novembro de 1983, que tentam desvendar o desaparecimento de um de seus colegas queridos. No meio do caminho encontram uma garota com cabelo raspado que atende apenas pelo nome de Eleven (11) e que pode ser a chave para encontrar o amigo desaparecido.  Eleven, também desencadeia uma série de eventos que vão de uma conspiração governamental a descoberta de uma ruptura que une nosso universo com um universo invertido paralelo onde existe um …monstro !!!

PROJETO MONTAUK E ANOS 80

A série é bastante inspirada nos filmes e séries dos anos 80, em especial aos que foram produzidos ou dirigidos por Steven Spielberg(Goonies, Gremlins) , John Carpenter(Enigma do Outro Mundo) ou Stephen King(A Coisa, O Iluminado). Também possui inspiração nos seriados “Twin Peaks” e “Arquivo X” dos anos 90. Seus criadores são os irmãos Duffer (Matt & Ross), que nasceram nos anos 80, mas tiveram contato com estas produções devido a reprises de TV e pelo vídeo cassete.  Quando anunciada em abril de 2015, o projeto chamava “Montauk”, nome da cidade do estado americano de Long Island, onde a trama se passaria, mas mudou para “Stranger Things”, devido a questões de incentivo fiscal de outro estado americano,Indiana, na cidade de Hawkins (fictícia).



ELENCO

O elenco oficial é formado por vários jovens e crianças, para interpretar os personagens principais e  dois atores famosos de cinema já sumidos dos holofotes:  Winona Ryder e Mathew Modine. No caso da atriz Winona Ryder, o papel foi como uma benção, pois ela interpreta a mãe do garoto desaparecido e tem recebido elogios de crítica e público. A atriz, que tinha uma carreira solida de grandes filmes, sendo indicada ao Oscar em duas ocasiões, chegou a ser presa por roubo alguns anos atraz, o que fez a carreira em ascensão, decair ano a pós ano, sendo  que nos últimos tempos fazia alguns poucos filme, como coadjuvante (Alien 4, Star Trek e Cisne Negro). O destaque mesmo vai para o grupo de crianças, os amigos Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) e  ELEVEN, interpretado brilhantemente pela jovem garota Millie Bobby Brown.



PRODUÇÃO

Os oito episódios, liberados semanalmente, se tornaram uma coqueluche mundial. Logo os fóruns e comunidades em redes sociais, dedicadas ao assunto, aumentaram constantemente. O roteiro também possuiu muitas reviravoltas  ao longo da estória.  Também podemos dar destaque para a trilha sonora composta pelo grupo texano, S U R V I V O R, que remete as antigas trilhas dos filmes de terror de John Carpenter dos anos 80, com o uso de muitos sintetizadores vintages como o Moog. Também, as músicas escolhidas nos episódios, para criar o clima sombrio da série, é de tirar o fôlego com The Clash, The Cure, Tangerine Dream, Joy Division, New Order, Vangelis entre outros.

Trailer : 



REFERÊNCIAS:

Existem várias referências na série com relação a cultura dos anos 80, sejam com as bicicletas dos garotos, seja na trilha que toca em uma rádio, nas roupas, letreiro de cinema, posters dos quartos das crianças e adolescentes. São muitas que alguns fãs montaram um vídeo apontando várias ligações da série com as produções de Steven Spielberg, John Carpenter e Stephen King. Ao assistir o primeiro episódio, fica claro que os irmãos Matt e Ross Duffer abordaram E.T.: O Extraterrestre, Os Goonies, Contatos Imediatos de 3º Grau e até A Hora do Pesadelo.

Confira o vídeo

References to 70-80's movies in Stranger Things from Ulysse Thevenon on Vimeo.


No Brasil, as Netflix nacional convidou a Xuxa para relembrar as lendas urbanas que a cercavam no passado como sua boneca e seu programa de auditório, para divulgação de propagandas da série.

Propaganda - Boneca da Xuxa


Propaganda - Auditório


NOVA TEMPORADA

Mau os oito episódios foram liberados, começaram a aparecer especulações sobre uma nova temporada, pois muitas pontas ainda não foram fechadas. Isto só foi oficializado pelo Netflix no começo de Setembro, com um web vídeo informando o nome dos nove (um a mais que a primeira temporada)  próximos episódios da 2° temporada, que se passará um ano a frente dos eventos da temporada atual, isto é, 1984. Os próprios irmãos Duffer informaram que o filme poderá ter um clima igual ao filme, “Indiana Jones e o Templo da Perdição”, lançado naquele ano. Tudo o que possamos fazer é esperar …e que a série não se transforme em um novo “Lost”, coqueluche da década passada, que se perdeu por completo apartir da quarta temporada e finalizando em uma sexta temporada com muitas dúvidas e um final que não agradou a maioria dos fãs.

Em Novembro de 2016, começaram as filmagens da nova temporada, o elenco praticamente inteiro retorna, só quem morreu eu desapareceu possivelmente não volta. Existe a adição de alguns novos atores para esta segunda temporada. A jovem atriz Sadie Sink e o ator Dacre Montgomery foram escalados . Os dois novos atores irão interpretar irmãos de criação. Sadie Sink será Max, uma garota confiante e determinada, enquanto Dacre Montgomery será Billy, um adolescente que adora roubar namoradas e tem uma natureza violenta e imprevisível. Duas grandes surpresas no elenco de dois atores veteranos de décadas passadas: Conhecido pelos filmes "Os Goonies" e "O Senhor do Anéis", Sean Astin será Bob Newby .  Na trama, ele será um antigo colega de Joyce (Winona Ryder). Paul Reiser, de "Aliens", será Dr. Owens, um membro do alto escalão do Departamento de Energia encarregado de lidar com os eventos sobrenaturais que aconteceram no ano anterior. Completa o elenco de novos atores Linnea Berthelsen uma jovem atriz dinamarquesa que foi escalada para viver Roman. Na trama, ela sofre uma grande perda do passado e tem uma ligação misteriosa com a Eleven, vivida por Millie Bobby Brown.

Em um comunicado oficial com vídeo, a NETFLIX confirmou a próxima temporada com 9 episódios (uma a mais que a primeira).



Agora só nos resta aguardar 2017.


Fonte: Wikipedia / Stranger Things Brasil / Omelete / Observatório do cinema



Nenhum comentário:

Postar um comentário