quarta-feira, 28 de abril de 2010

MARGARINA X MANTEIGA



Esta unidade de carbono cresceu sempre comendo manteiga. Muitas outras unidades de carbono já me falaram que manteiga faz mau, o certo é comer margarina. Resolvi tirar a dúvida com um médico do Hospital Albert Einstein (talvés o melhor hospital do Brasil). E ele confirmou, MANTEIGA é superior a Margarina. Mas a escolha sempre será de vocês, eu já fiz a minha.

Veja porque aqui neste texto interessante :

Qual é a diferença entre margarina e manteiga?
Ambas têm a mesma quantidade de calorias.
A manteiga tem um pouquinho mais de gorduras saturadas - 8 gramas contra 5 gramas.
Comer margarina pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, quando consumida na mesma quantidade que manteiga, segundo um estudo recente da universidade de Harvard.
Comer manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes presentes em outros alimentos. A manteiga traz mais benefícios nutricionais, enquanto o pouco que a margarina traz lhe foi adicionado!
A manteiga é muito mais gostosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos.
A manteiga existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.
Agora, sobre a margarina:
Tem teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans - triplica o risco de doenças coronarianas.
Aumenta o nível de colesterol total e o de LDL (o "mau" colesterol) Reduz o nível de colesterol HDL (o "bom" colesterol)
.... Aumenta em cinco vezes o risco de câncer.
Reduz a qualidade do leite materno ... Deprime a resposta imunológica...
Reduz a reação insulínica. E eis o fato mais perturbador....
AQUI É QUE FICA INTERESSANTE!
A diferença entre o plástico e a margarina é de UMA MOLÉCULA...
Basta isso para evitar por toda a vida a margarina e tudo o que for hidrogenado (isto significa que acrescentaram hidrogênio, mudando a estrutura molecular da substância).
Você pode experimentar por si mesmo. Compre uma embalagem de margarina e deixe-a aberta em sua garagem ou algum lugar sombreado. Em poucos dias você vai notar duas coisas: nenhuma mosca (nem aquelas terríveis mosquinhas das frutas) vai chegar perto dela (isso deveria lhe dizer alguma coisa) ... não vai apodrecer nem ficar com cheiro esquisito..
Como não tem nenhum valor nutritivo, nada crescerá nela, nem mesmo aqueles microrganismos minúsculos encontrarão ali um lar para viver.
Por quê? Porque é quase plástico.
Você derreteria seus potes de plástico para passar no pão?

Texto original: http://panquecas.blogs.sapo.pt/arquivo/175601.html

EVOLUA - COMA MANTEIGA !!!

5 comentários:

  1. Gostamos da Conspiração Margarina, depois do informativo iremos abandonar nossa Doriana e voltar para Tradicional Manteiga Aviação.

    ResponderExcluir
  2. Eu geralmente gosto de comida vegetariana e aprovo ela como melhor que uma dieta com carne. Mas, alguns amigos vegetarianos veram falar em "traição", por abraçar a causa da Manteiga. Hora bolas, nenhum animal precisa sofrer para produzir leite e seu derivados.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia as queridas ruminantes sofrem com as ordenhadeiras mecânicas,mas vá lá, é difícil pra mim me compadecer dos animais de fazenda sabendo como é gostoso um lombo de porco ou um filé de alcatra, que dirá então deixar de consumir leite e seus derivados... Quanto à manteiga, realmente, é muito mais gostosa, mas ela deve ser armazenada na refrigeração? Ou será que só a manteiga daqui do sul é dura feito sabão?

    ResponderExcluir
  4. Estranho você buscar informações sobre um ALIMENTO com um MÉDICO, e não um NUTRICIONISTA. Por mais renomado que seja este hospital, não faria sentido, por exemplo, perguntar sobre hérnias para o porteiro! A formação médica nesse sentido é muito fraca e, por mais que ele tenha se esforçado, estas informações são apenas parcialmente corretas. Sou médico e farmacêutico-bioquímico (essa questão de hidrogenação, gordura trans e tipos de colesterol são dominadas com facilidade por um bioquímico), mas SEMPRE que quero informações sobre ALIMENTOS eu consulto um BOM NUTRICIONISTA.
    Espero ter dado um alerta válido!
    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Valeu Dr.Samuel. Acho que fui meio duro com "OS NUTRICIONISTAS ESTÃO ERRADOS". Já modifiquei meu texto.

    ResponderExcluir