quarta-feira, 10 de junho de 2009

MOON - O próximo clássico de ficção-científica ?



Atenção terraquios de todas espécies, principalmente os homo-sapiens :
Vocês já devem estar cansados destes "MALDITOS" filmes de ficção-cientifica, onde só existe gritaria, correria, explosão, tiroteio e o mesmo clichê de sempre, achando que nunca mais teremos algo do nível de "Blade Runner", "2001", "Metropolis'Fritz Lang", "Contatos Imediatos do 3°" ou o primeiro "Star Wars" (hoje rebatizado de A New Hope) ? Não aguenta mais ir ao cinema e ver porcarias como Transformers ou Terminators parte 57 ? Acha que o cinema comercial, com seus efeitos especiais de ultima geração e CGI, mator e enterrou definitivamente o bom cinema filosófico científico que um dia existiu por ai ? Acha que tudo foi feito para a pirralhada de 13, 15, 18, 25 anos e estes filmes não são mais para vc ?


Bom, existe uma luz no fim do tunel...pelo menos é o que parece !


Lá nas terras de sua Majestade Real, a Rainha Elisabeth II, conhecida como Reino Unido, ainda tem gente que consegue produzir com poucos recursos e efeitos, algo realmente inteligente e que te prende na cadeira ou pelo menos faz vc pensar no filme por muito tempo.
O filme britânico de sci-fi, "MOON", vai estrear em breve nos States. Possivelmente em circuito bastante reduzido. O filme já havia sido apontado como "possível" GRANDE FILME SCI-FI, no meio de tantos blockbusters. "MOON", foi realizado com orçamento bastante reduzido (US$ 5 Milhões), equipe reduzida, atores reduzidos e efeitos especiais reduzidos, mas valendo-se da máxima de que a terra de H.G.Wells já saíram obras como "2001 - Uma Odisseia no Espaço", do visionário Sir Arthur Clarke e Stanley Kubrick e também seriados como Doctor Who e Torchwood, por que não daria certo novamente ? Longe de ser um novo "2001", obviamente, o que chama atenção do filme é o diretor: Dukan Jones, com um curriculo praticamente ZERO. Mas, por ser filho de nada mais, nada menos do que David Bowie(sim, ele mesmo, o camelão do rock), vc fica imaginando se o Major Tom, pode alguma hora aparecer no filme (obviamente que não acontece). O filme ganhou 3 festivais de filmes independentes: TRIBECA, SUNDANCE e o SXSW , e tem agradado bastante a crítica especializada e fãs de ficção.


A critica de cinema, Ana Maria Bahiana fala bem dele aqui:


http://anamariabahiana.blog.uol.com.br/arch2009-06-07_2009-06-13.html#2009_06-09_20_07_02-135740537-0


O elenco tem os atores Sam Rockwell (Galaxy Quest e Guia dos Mochileiros da Galaxia) e Kevin Spacey (que empresta a voz para um robo), onde um minerador lunar, passa sua solidão na Lua em companhia de uma inteligência artificial, quando algo estranho passa a acontecer. Não custa nada dar uma conferida ...


Trailer






DAVID BOWIE e Duncan Jones na pré-estreia de MOON


OBS: Obviamente, a garotada acostumada com coisas como Wolverine, X-Man, Terminator, Spiderman da vida, vai achar UMA M#$%#, mas aqueles que gostam de algo cerebral e feito para PENSAR, vão adorar.
OBS 2: Estreia no Brasil está INDEFINIDA. E até periga não acontecer ou se ocorrer, deve ser em alguns destes festivais de cinema por aqui e passar só no Rio e Sampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário