segunda-feira, 4 de maio de 2009

FERIAS EM FORTALEZA - NA CHUVA !!!

"NORDESTE É SOL O ANO INTEIRO"



Bom, esta frase é comum para todas as pessoas que moram no Nordeste brasileiro e que os turistas conhecem muito bem. Mas para mim, não foi bem assim....Aproveitando minha ultima semana de férias, consegui um pacote de descontos da CVC e rumei para Fortaleza, uma das capitais mais movimentadas do nordeste do Brasil. Só não esperava que dos 5 dias que passei na capital cearense, chovesse em 4 dias. Que sacanagem ? Bom, para mim, que NÃO SOU MUITO FÃ DE SOL, não foram 5 dias perdidos. Gosto de conhecer outros lugares e culturas e aproveitando a alta do dolar, escolhi ir para o Nordeste brasileiro, lugar que ainda não conhecia.


O meu avô materno era cearense então, tenho um pouco do sangue do Ceará. Fortaleza é muito bonita. Me surpreendi com os prédios modernos e um centro bastante agitado. O povo é bastante hospitaleiro e com uma miscigenação grande. A capital do Ceará tem recebido bastante investimentos do Sul nos ultimos anos e por sua proximidade com a Europa, tem sido um porto seguro para turistas europeus. Esqueçam o típico cearense de cabeça chata e sem pescoço, a mistura dos ultimos anos fez o cearense da capital se parecer bastante com o pessoal do sudeste. Sotaque é diferente também por exemplo do pessoal de Salvador. Nada de "oxente" ou "bichinho".

O que tem surpreendido muito, é que Fortaleza tem recebido também várias industrias fazendo com que o povo que antes migrava para São Paulo o Rio, retorne para a terra natal levando junto uma nova população que agora cresce com 30 % de gauchos (sim, isto mesmo, gauchos) e 20 % de paulistas.

Culinária local é um capitulo a parte. Muita água de cocô (que custa só R$ 1,00), frutas da região como o sapoti, caju, caja e outras. Baião de 2...carne de Sol...peixes...e muita castanha de caju e licor de jenipapo. Não podemos esquecer a tradicional tapioca e o pão de tapioca (muito parecido com um pão de queijo mas com aquele sabor de tapioca).

Apesar de bonita, as praias de Fortaleza, não são todas próprias para o banho, devido a proximidade do porto. Temos a praia do Futuro, que é bastante longe. O melhor é ir visitar as praias nas próximidades como Cumbuco, o Hot Park(o maior parque aquatico do país), Jericoacoara , Morro Branco, Canoa Quebrada entre outras.

Devido as chuvas, só deu para ir em "Canoa Quebrada", uma das mais distantes (166 Km de Fortaleza). Antigo reduto dos hippies nos anos 70, hoje é um lugar com boa estrutura para turistas, com restaurantes e pousadas. Infelizmente as chuvas e a construção das usinas elólicas (elas estão se espalhando por todo o Ceará), as estradas da região estão bastante esburacadas e em alguns trechos existem buracos que engoliram meia pista.

"Canoa Quebrada" é bastante bonita. Aproveitei o Sol de manhã, a tarde choveu e não deu mais para aproveitar muito. Como opções, existem passeios de bugguies e jangadas, além de poder andar até de jêgue.


A turma na qual fiquei, não tinha solteiros, apenas eu. Então fica meio chato ficar sozinho em um paraiso tropical como este. Só deu para ficar "secando" as mulheres recem-casadas... Sim, lá tem belíssimas mulheres e uma delas acabou de mando um "bolo" e "cano" danado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário